O Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional de Fermil esteve no passado fim-de-semana (entre 13 e 15 de maio) a atuar em França, no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da geminação do município francês de Houilles com Celorico de Basto e Schroeder, na ilha de Martinica.
O grupo que viajou até Houilles, cidade localizada a oito quilómetros de Paris, foi composto por oito alunas da EPF, acompanhadas pelos professores Paulo Silva, Lurdes Moura e pelo funcionário Paulo Sousa.
Além de animar a cerimónia protocolar de comemoração dos 10 anos da geminação entre Houilles e Celorico de Basto e Shroeder, a atuação do Grupo de Cavaquinhos permitiu dar a conhecer naquela localidade francesa a música tradicional portuguesa, em especial o cancioneiro de Basto.
De recordar que o Grupo de Cavaquinhos da EPF existe há sete anos e é composto por alunos, professores e funcionários deste estabelecimento de ensino. Dinamizar e manter os repertórios populares portugueses, e em particular da região de Basto, é a missão principal deste projeto escolar, à qual se alia a disseminação pelo país e pelo mundo deste instrumento tradicional português, com dois séculos de história, que é o cavaquinho.